Sangue na Guelra

Sobre

O Sangue é experimentação. É criação.

O Sangue é novo; está farto das coisas que funcionam. É punk.

O Sangue é inspirador e desafiante.

Gosta de quebrar as regras, de arriscar e voltar a tentar.

O Sangue é freestyle, não gosta de ideias feitas, funciona como um animal selvagem com muitas cabeças.

É plural, inventivo e inquieto. O Sangue é conhecimento e pensar;

promove a sustentabilidade, os produtos e os produtores.

O Sangue é entreajuda, debate e partilha.

O Sangue é o movimento da nova cozinha portuguesa.

Este é o espírito Sangue na Guelra!

O Sangue na Guelra consiste em desafiar jovens talentos a pensar o vasto universo da comida e da gastronomia, a procurar as suas próprias ideias, a ousar explorar e misturar ingredientes e a trabalhá-los de forma criativa e inspiradora. Em síntese, este evento é um espaço descontraído de intercâmbio de experiências, de práticas e de conhecimento, mas também um momento para a inquietação e reflexão.

Da cozinha para o serviço de sala, o desafio continua, com o mesmo rigor e exigência. O Sangue na Guelra reúne jovens estudantes e estagiários de hotelaria com profissionais experientes e responsáveis pelo serviço dos melhores restaurantes em Portugal. Juntos concluem o percurso de um prato até à mesa.

Os produtos e os produtores nacionais são outro elo determinante nesta cadeia virtuosa. O Sangue na Guelra orgulha-se de lhes prestar uma justa homenagem: 90% dos produtos e ingredientes utilizados pelos chefs convidados são portugueses. Conhecer e respeitar as origens, reinterpretar e renovar a essência de uma culinária, a memória e o património de produto é fundamental numa cultura gastronómica. Cozinheiros e produtores partilham esta missão.

Team

Paulo Barata

Fotojornalista de formação, trabalha com alguns dos chefs mais importantes do país e da cozinha internacional, em reportagem e em projetos pessoais, fotografando pratos, bastidores, equipas, retratos. Desenvolve projetos editoriais de autor e colabora com diversas publicações de prestígio, dentro e fora de portas, como a revista Cook Inc., Up TAP Magazine, Volta ao Mundo, Evasões, Notícias Magazine e Fugas – Público. É cocriador e coorganizador do Sangue na Guelra.

Paulo Barata

Graduated in Photojournalism, Paulo works with some of the most important Portuguese chefs, as well as other references from international cuisine, by photographing dishes, backstage, teams and portraits and creating stories or individual projects. He develops author’s projects in editorial business and collaborates with several prestigious magazines, in Portugal and abroad, such as Cook Inc., Up TAP Magazine, Volta ao Mundo, Evasões, Notícias Magazine and Fugas – Público. He co-created and co-organizes Sangue na Guelra – Young Chefs with Guts.