Sangue na Guelra

< listagem

POP UP com chef Leonardo Pereira

Foi um almoço de domingo, para toda a família, 100% natural, 100% orgânico. Desde as entradas, pratos principais, às sobremesas; dos legumes, as estrelas deste menu, à proteína; dos vinhos, aos sumos naturais… Um desafio verde, com sete pratos, a que qualquer vegetariano convicto não resistiria e que todos os apreciadores de carne e peixe adoraram.

Quando convidámos Leonardo Pereira para este almoço, ele decidiu trazer a sua horta atrás. A Biofrade, do Henrique Gomes, traz o resto dos vegetais. A garrafeira Bem Beber também aceitou o repto e apresentou vinhos do Solar de Merufe, todos orgânicos. E quem não quis beber vinho, refrescou-se com os sumos naturais preparados pelo próprio chef.

A sobremesa foi feita pelo Carlos Fernandes, um jovem pasteleiro português que já passou pelo Sangue na Guelra e que depois de dois anos a trabalhar em Espanha com Martín Berasategui está de volta para integrar a nova equipa do chef Alexandre Silva.

Depois de ter vivido e trabalhado no estrangeiro durante 10 anos, quatro dos quais em Copenhaga no restaurante Noma, um dos melhores e mais influentes do mundo da actualidade, Leonardo Pereira regressou a Portugal em Dezembro último, para liderar o restaurante Areias do Seixo. A herança que trás da ‘escola’ de Rene Redzepi é inegável, mas Leonardo tem ideias muito próprias e isso ficou provado neste almoço ‘verde’ – os legumes como nunca os comemos!